segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PROJETO RONDON INICIA AÇÕES QUE BENEFICIARÃO MUNICÍPIOS DO MARANHÃO E TOCANTINS

Vinte e dois municípios do Estado do Maranhão e um do Tocantins estão incluídos nas primeiras operações a serem realizadas pelo Projeto Rondon em 2012, cuja cerimônia de abertura será realizada às 10h deste sábado, no Centro de Convenções – Teatro Pedro Neiva de Santana, em São Luis.
Batizadas de “Babaçu” e “Pai Francisco”, as novas operações prevêem a participação de 460 estudantes e professores universitários provenientes de 46 instituições públicas e privadas oriundas de 12 unidades da Federação.
Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto tem como objetivo promover a participação voluntária de estudantes universitários em iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades assistidas.
Os estudantes trabalham, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras e lideranças locais, o que permite maior retenção e disseminação dos conhecimentos adquiridos.
Neste ano, dentre outras, serão desenvolvidas ações visando à capacitação de agentes para atuar nas áreas de saneamento urbano; de saúde; de comunicação social; e de direitos humanos, inclusive para o combate à prostituição e ao trabalho infantil.
Em cada município, trabalharão 20 voluntários de duas instituições de ensino superior diferentes. A intenção é fazer com que, desde o primeiro momento, essas equipes aprendam a trocar experiências e informações, de modo a integrar sua forma de atuação.
ÁREAS BENEFICIADAS
A Operação Babaçu será desenvolvida a partir do município de Imperatriz, com o apoio do 50º Batalhão de Infantaria de Selva. Serão atendidos os municípios de Açailândia, Aguiarnópolis (TO), Amarante do Maranhão, Buriticupu, Buritirama, Estreito, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.
A Operação Pai Francisco será baseada em São Luis e terá suporte do 24º Batalhão de Caçadores. Serão desenvolvidas ações nos municípios de Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cajapió, Cajari, Guimarães, Luís Domingues, Olinda Nova do Maranhão, Presidente Sarney e São Vicente de Ferrer.
Em uma fase prévia, o Projeto Rondon solicita que alunos e professores das instituições interessadas submetam à aprovação do Ministério da Defesa os projetos que pretendem realizar, tendo em vista as necessidades de cada município. Somente são escolhidas propostas em que há evidente sintonia entre as ações programadas e a realidade objetiva dessas localidades.
Segundo os coordenadores do Rondon, a escolha dos estudantes e professores que participam das viagens – os chamados “rondonistas” – leva em conta não só o perfil acadêmico dos candidatos, mas também o potencial que seus projetos têm de transformar ou melhorar a qualidade de vida de cada comunidade.
O Projeto Rondon conta com o patrocínio de empresas socialmente responsáveis, como a Petrobras, a Fundação VALE e a Embraer.
AÇÕES
COMUNICAÇÃO
• Capacitar multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população usando os meios de comunicação, em particular as rádios comunitárias; e
• Divulgar as lideranças e servidores municipais os benefícios, serviços e programas oferecidos na esfera federal.
CULTURA:
• Capacitar multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que promovam a capacidade de expressão cultural da comunidade, valorizem a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.
DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA:
• Capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente na área de desenvolvimento social como acesso a renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes; e
• Instalar, dinamizar ou atualizar os conselhos municipais, como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança e do meio ambiente, entre outros.
EDUCAÇÃO:
• Capacitar educadores do ensino fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem, educação inclusiva e no atendimento a portadores de necessidades educativas especiais.
MEIO AMBIENTE
• Capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água;
TECNOLOGIA E PRODUÇÃO
• Disseminar soluções auto-sustentáveis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida das comunidades.
TRABALHO
• Capacitar produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas;
• Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável;
• Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços; e
• Capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário